"Preto Velho quando vem, vem beirando os pés da cruz. Vem pedindo proteção para os filhos de Jesus..."
Preto Velho quando vem também nos traz inúmeras lições.
De acordo com o arquétipo na Umbanda, representam os negros que passaram o processo da escravidão no Brasil. Trata-se de um espírito que, em vida, foi ferozmente oprimido e injustiçado, aniquilado em todas a esfera econômica, social, familiar, emocional, psicológica, etc. de uma sociedade - que, por sinal, colhe seus reflexos até hoje.
Preto Velho quando vem, nos ensina a lidar com as nossas dores e até mesmo a arrogância; está para nos mostrar a não esmorecer, a não perder a fé e a encontrarmos a humildade dos sábios.
Preto Velho quando vem, nos irradia força e paciência; nos faz refletir sobre as falsas verdades, as ilusões. Almas valiosas do plano astral e material, é simbolo da coragem, resistência, determinação, e, sobretudo, àquele quem soube cultivar o perdão no coração.
Preto Velho quando vem, ensinou uma prece - a qual usamos na abertura dos trabalhos no Núcleo de Estudo Espiritual e Religioso 7 Tronos Sagrados - e, neste momento, compartilhamos com todos:
Prece "Almas Benditas" (Pai Mané)
Almas Benditas, abençoadas por Deus, que cumprem vossa missão, levando luz, amor, paz a todos os espíritos que se acham aflitos na descrença de Deus.
Nesse momento, nós todos te rogamos: abençoe os nossos amores perdidos, os nossos sonhos esquecidos, a nossa missão não cumprida.
E quando a dor beirar nosso caminho, nos ajude a suportá-la com dignidade de Cristo. E quando as lágrimas brotarem não só dos olhos, mas das chagas do corpo, que vós nos ajude a exprimi-la com alegria e quando os pés não puderem mais caminhar que vós ilumine o pensamento para poder rezar.
Benditas as Almas abençoadas por Deus!
Que vossa luz se multiplique para poder continuar ouvindo a aflição dos filhos de Deus. Assium como nós desejamos chegar ao fim com a missão cumprida e com o pensamento cheio de amor em Deus, mas se não conseguirmos, rezem por nós.
Que o Sol e a Lua iluminem a todos!
Tamires Santana é umbandista, membro do Núcleo de Estudos Espiritual e Religioso 7 Tronos Sagrados.