

em Território
Arte e Cultura

APRESENTAÇÃO
O Ciclo Formativo Axé: arte e cultura em território nasce como um espaço de formação destinado a quem deseja aprofundar suas referências culturais, estabelecer diálogos potentes e fortalecer vínculos coletivos. A proposta integra atividades online e presenciais que articulam arte, memória e território, convidando cada participante a reconhecer seu lugar no mundo a partir de uma perspectiva sensível e crítica. A estética, os rituais e os gestos cotidianos presentes na cultura de matriz africana são tratados como caminhos de reflexão sobre diversidade, resistência e expressividade.
Ancorado em uma cosmovisão afro-indígena, o curso parte da centralidade da Mãe Natureza, dos ciclos da vida e do sentido comunitário para provocar deslocamentos internos e ampliar o campo de percepção. As atividades práticas e teóricas estimulam o reconhecimento da própria trajetória, a defesa do território e a compreensão de que preservar a natureza e combater o racismo são dimensões inseparáveis do cuidado coletivo. A arte, aqui, funciona como linguagem estratégica: sensibiliza, politiza e conecta saberes.
O curso também dialoga diretamente com a Lei 10.639/2003, assumindo o compromisso de fortalecer o ensino e a valorização da história e cultura afro-brasileira. Ao enfrentar o apagamento cultural sofrido por casas de axé e manifestações tradicionais, a formação contribui para o combate à intolerância religiosa e para a circulação de conhecimentos que historicamente foram silenciados. Trata-se de afirmar o lugar das comunidades de terreiro como produtoras de pensamento, espiritualidade e arte. Cada encontro se torna um gesto de existência, reparação e construção de futuro.
A ideia do curso surgiu como expansão das ações realizadas pelo Núcleo de Estudos Espiritual e Religioso 7 Tronos Sagrados, que já atua de forma independente na preservação de saberes tradicionais, educação popular, cuidado socioambiental e apoio a famílias vulneráveis.
Financiado pela PNAB Francisco Morato, com apoio do Observatório do Clima, a primeira edição do Ciclo Formativo Encontros de Axé fortalece práticas comunitárias em processos formativos estruturados, acessíveis e politizados, fortalecendo redes locais e inspirando novas formas de pertencimento e criação.
O que você aprenderá neste curso online?
04 vídeo aulas, 04 sugestões de atividades práticas e 01 atividade para certificação.
Bloco 01 - Raízes invisibilizadas: personagens negras(os) apagados pela colonização
Bloco 02 - Cosmologias afro-indígenas e povos de terreiro: ciclos não linear
Bloco 03 - Axé, Natureza e futuro: comunidade, território e sustentabilidade
Projeto Final
Qual é o projeto deste curso?
Você vai refletir, ler, ouvir e ser convidada(o) a expressar o seu lado criativo em encontro presencial e/ou através das instruções no material didático, fazendo uso de materiais orgânicos, itens para bordado e papelaria.
Para quem é este curso online?
A formação propõe construir pontes entre gerações, fortalecer autoestima comunitária e apoiar o protagonismo de todas as pessoas interessadas, em especial, líderes religiosos, educadores(as), pessoas interessadas em ancestralidade, artistas, agentes culturais, jovens, lideranças comunitárias e quem deseja aprofundar a relação entre cultura, espiritualidade e meio ambiente.
Requisitos e materiais
Para fazer este curso, não é necessário contar com nenhum conhecimento ou experiência prévia. Por outro lado, você precisará de acesso à internet para acessar e baixar os materiais disponibilizados.
Tamires Santana
%20copiar.jpg)
Tamires Santana (@tamisanoli) é formada em Jornalismo (FAPCOM, 2011), técnico em Computação Gráfica (Saga, 2010) e pós-graduada em Tutoria em Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais (FAEP, 2012). Estudante de Gestão de Eventos pela Uniasselvi, Chinês (Ju Bao) e das pós-graduações em Gestão e Design em Carnaval (CENSUPEG), Direção de Arte (Anhanguera) e Mediação de Conflitos (Centro de Mediadores). É produtora cultural na Atairu Cultura e Multimídia e Bonga Produções, documentarista, design gráfica e educadora, sendo desde 2019, co-ministrante do curso de Desenvolvimento Mediúnico do 7 Tronos Sagrados. Também é co-autora do livro Tinta Loka Street Book (LiteraRua, 2017) e co-idealizadora do Festival Atitude.
CONTEÚDOS
Crédito foto: Lucas Gossi
Desejamos a você uma ótima jornada!

%20(1).png)



