Nesta terça-feira, 27 de novembro, é #diadedoar. Milhares de organizações do Brasil se mobilizam e estarão preparadas para receber doações e o 7 Tronos Sagrados faz parte dos milhões de brasileiros que demonstra apoio a esta iniciativa.
O #diadedoar foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013 e sua origem é nos Estados Unidos, onde começou em 2012. Foi criado por uma organização chamada "92Y", que fica em Nova York, e hoje é uma campanha mundial, com mais de 45 países oficialmente participantes.
A Umbanda é a religião da prática da caridade, por isto, acreditamos que todo dia é dia de doar e como diz o slogan da campanha “quem tem coração doa, quem doa transforma”.
Você pode doar roupas, sapatos, itens domésticos, artigos de higiene pessoal, mas já parou para pensar que pode ir muito além? Você pode doar seu tempo, seu sangue, leite, óleo usado.
Conheça 7 formas de transformar o dia de doar uma prática constante ao longo da sua vida:
1. Doe seu sangue
Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue e o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. É preciso criar o hábito de doar. Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses e homens a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses. Atualmente enfrentam uma baixa no estoque e por isto promovem uma campanha emergencial para doação de sangue
Para doar sangue, você deve: portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 69 anos de idade* (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos), pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue
R. XV de Novembro, 1848 - Vila Mun., Jundiaí - SP, 13201-305
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 17h30 às 17h
Banco De Sangue Do Hospital Do Servidor Público Estadual
Rua Pedro de Toledo, 1800 - Vila Clementino, São Paulo - SP, CEP: 04039-000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h, e sábado, das 8h às 16h.
2. Doe sua atenção
O Lar Feliz Idosos é uma ONG sem fins lucrativos que atua como instituição de Longa Permanência para Idosos. Fundada pela Associação Igreja Evangélica Crista Presbiteriana, atua desde 2013 no município de Francisco Morato (SP) e atende cerca de 43 idosos. Doe seu tempo e atenção através de visitas, pois, infelizmente, muitos idosos tem a sua estima afetada por não receberem visitas, nem mesmo de familiares. Além disto, até o dia 15/12/2018 pode doar um “Kit natalino para idosos” contendo shampoo, condicionador, sabonete líquido, colônia suave, desodorante aerossol, prestobarba, hidratante, pomada para assaduras, lenço umedecido e álcool gel.
A Colmeia do Bem é um grupo formado por amigos que tem como objetivo levar solidariedade, amor e respeito aos idosos de Casas de Repouso da região de Caieiras, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. A Colmeia nasceu em 17 de junho de 2016 e conforme a disponibilidade da equipe e de autorização da instituição, realizam diversos atendimentos, tais como: médico, dentista, psicólogo, educador físico, nutricionista, religioso, corte de cabelo, corte de barba, manicure, passeios externos, festas na casa de repouso.
Lar Feliz Idosos
Telefone: (11)4489-2542
Rua Manoel Bandeira, 781, Vila Borges-Francisco Morato-SP
*Aberto de segunda a domingo das 14:00 às 17:00
https://www.facebook.com/LAR-FELIZ-IDADE-508901755857055/
Colmeia do Bem
Telefone: (11) 97962-2224
https://www.facebook.com/grupocolmeiadobem/
3. Doe seu óleo usado
O seu óleo pode contribuir tanto para o meio ambiente, quanto para a manutenção de projetos sociais.
O Projeto Bilú é uma organização não governamental localizada no município de Caieiras (SP) e dedica-se a mudar a vida de crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal. O projeto recebe óleo usado como forma de colaborar positivamente para o meio ambiente e colaborar para o financiamento dos estudos de música das crianças acolhidas.
Projeto Bilú
Telefone (11) 99129-5113 / 976751663
Rua Dr. Armando Pinto,520, centro, Caieiras (rua do Foro) CEP. 07700-175
https://www.projetobilu.com/
4. Doe seu móvel e vestuário usado
Roupas, calçados, móveis, artigos de cozinha. Itens não faltam para doar.
O Hospital Espírita Fabiano de Cristo é um hospital de retaguarda onde visa a recuperação e a reabilitação de pacientes cancerosos. Para você ajudar doe roupas, sapatos, agasalhos, móveis, aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos. Produtos que você não usa mais podem continuar sendo úteis para quem necessita. Estes produtos são disponibilizados no Lojão do Fabiano, a preços accessíveis, beneficiando a comunidade e os recursos são revertidos na manutenção do HEFC. Ainda é possível participar de palestras, atividades, festas e almoços temáticos, com show ao vivo durante o ano e não apenas doar, mas também comprar adquirir itens comercializados no Lojão do Fabiano com preços excepcionais.
Hospital Espírita Fabiano de Cristo
Rua Canário 600, Caieiras – SP
(11) 4441-3031 | (11) 96286-6967
http://hefc.org.br/
5. Doe ração para cães e gatos
O abandono e maus tratos de animais é uma triste realidade em muitas regiões periféricas e, infelizmente, o município de Francisco Morato (SP), onde o 7 Tronos Sagrados se encontra localizado, é destaque. Assim como o ser humano, os animais necessitam do nosso amor, respeito, cuidados e ajuda. Para ajudar a mudar esta realidade, pode contribuir com a doação de ração para cães e gatos, medicamentos que não estejam usando (às vezes há guardado de algum bichinho que estava em tratamento ou que tenha falecido), granulado higiênico para gatos, jornal (simples assim), roupinhas, caminhas, produtos de limpeza, casinhas e todo e qualquer artigo específico para cães e gatos. Em Francisco Morato, há dois locais de referência que tratam de forma respeitosa os bichinhos.
O primeiro deles é o Instituto Vida a Vida, localizado no município de Francisco Morato, é uma associação sócio ambiental, sem fins lucrativos e sem sede física, que desde 2004 vem realizando ações que visam diminuir os problemas relacionados ao abandono de animais, principalmente cães e gatos. A Nutripet Nakama é um dos pontos de coleta de doações.
Já o Abrigo Francisco Morato, fica localizado no bairro do Jardim Alegria e é dirigido por Dona Simone (com seus próprios recursos) e abriga cerca de 41 cães (sem contar as crias inesperadas de cadelas recém acolhidas). Além do acolhimento dos animais, o abrigo faz monitoramento pós doação, garantindo a segurança e bons tratos dos bichos.
Instituto Vida a Viva
11 99590-4854
Francisco Morato (SP)
https://www.facebook.com/institutovida.viva/
Abrigo Francisco Morato
11 95349-0338 / 96376-3045
Francisco Morato (SP)
https://www.facebook.com/abrigofranciscomorato/
Nutripet Nakama
11 4488-2821 / 94755-3014
Rua Virgílio Martins de Oliveira, 619
Francisco Morato (SP)
https://www.facebook.com/nutripetracoeseacessorios/
6. Doe seu cabelo
Sim, se quiser encarar um bom corte de cabelo, pode ajudar e muito.
O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos que oferece a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com câncer todas as chances de cura. Aceitam cabelo, onde os fios doados são vendidos para Salões de Beleza e os valores arrecadados com a venda são revertidos em prol do Hospital do GRAACC e contribuem com os custos do nosso hospital. Para doar o cabelo, ele deve ser cortado no salão, amarrado em um rabo de cavalo, ter no mínimo 10 cm, estar seco e ter no mínimo 10 cm, podendo conter qualquer tipo de química.
GRAACC
Telefone (11) 5080-8514
Rua Pedro de Toledo, 572, Vila Clementino, São Paulo – SP - CEP 04039-001.
*Agende sua visita monitorada pelo telefone (011) 5080-8415 ou e-mail visitas.vol@graacc.org.br, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
https://graacc.org.br/
7. Doe seu órgão
Doar órgãos é um ato nobre que pode salvar muitas vidas, no entanto, no Brasil, ainda é um assunto bem delicado devido a tabus, crenças e preconceitos.
Existem dois tipos de doadores: os vivos e os falecidos. O doador vivo é qualquer pessoa saudável e capaz, nos termos da lei, que concorde com a doação e que esteja apta a realizá-la sem prejudicar sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea. O doador falecido é qualquer pessoa identificada cuja morte encefálica ou parada cardíaca tenham sido comprovadas e cuja família autorize a doação. O doador falecido por morte encefálica pode doar fígado, rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino delgado e tecidos.
O doador falecido por parada cardíaca pode doar tecidos (córneas, pele, ossos, tendões, vasos sanguíneos, etc.). Os órgãos doados vãos para pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista de espera unificada e informatizada, em uma mesma base de dados. Cabe à Central Estadual de Transplantes, por meio desse sistema, gerar a lista de receptores compatíveis com o doador em questão.
No entanto, a doação de órgãos só acontece com a autorização da família. Por isso é muito importante avisar às famílias sobre o desejo de tornar-se um doador, após a confirmação da morte encefálica. É importante esclarecer que após a retirada dos órgãos, é feita a recomposição do corpo e o doador poderá ser velado normalmente, sem nenhum tipo de deformação.
Doe Órgãos, Salve Vida
doeorgaossalvevidas.com.br/site/
-----------
Tamires Santana é membro do 7 Tronos Sagrados.