A palavra "cigano" provém do termo grego bizantino athígganos e normalmente é utilizado por não ciganos para se referir à população nômades que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano.
No Brasil, são conhecidos pelos termos boêmios, gitanos, calons, alés e calós; judeus (em Minas Gerais) e quicos (em Minas Gerais e São Paulo). Segundo a Embaixada Cigana, as etnicidades mais encontradas aqui são os Calon, Roma e Sinti, sendo que em cada um deles há subdivisões.
Na Europa, são subdivididos em diversos grupos étnicos como os Rom (singular) ou roma (plural), presentes na Europa centro-oriental e, a partir do século XIX e também em outros países europeus e nas Américas; Sinti, encontrados na Alemanha, bem como em áreas germanófonas da Itália e da França, onde também são chamados manoush; Caló, os ciganos da Península Ibérica, também presentes em outros países da Europa e na América, incluído o Brasil e os Romnichals, presentes no Reino Unido, colônias britânicas, nos Estados Unidos e na Austrália.
Por trás da diversidade cultural e étnica do Brasil existe um mundo cigano, formado por acampamentos em municípios localizados interior afora, que ainda é pouco conhecido da grande população. São mais de 500 mil pessoas, divididas em ramificações de três etnias distintas, que sofrem com falta de infraestrutura adequada, acesso a programas sociais e dificuldade para inserir os filhos em escolas públicas, além de serem submetidos a cenas constantes de discriminação e violência.
Existem cerca de 291 acampamentos ciganos registrados por entidades da sociedade civil, prefeituras, governos estaduais e governo federal, em 21 estados. Ficam, em maior número, localizados em Minas Gerais, Bahia e Goiás.
Apesar das dificuldades e as etnicidades ciganas no Brasil e no mundo, os ciganos formam uma identidade (romanipen) em sua etnia, resistem ao tempo e preservam a memória coletiva: "Que é o que nos une, indo além daquilo que possa nos separar".
Confira mais sobre os ciganos no site da Embaixada Cigana no texto "Etnicidades ciganas no Brasil", disponível no link http://www.embaixadacigana.org.br/etnicidades_ciganas_no_brasil.html e no site Rede Brasil Atual o texto "Brasil cigano, formado por mais de 500 mil pessoas, ainda é pouco conhecido" disponível no link https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/12/brasil-cigano-formado-por-mais-de-500-mil-pessoas-ainda-e-pouco-conhecido-da-grande-populacao-1570/ .
*Foto: pintura de Van Gogh
Tamires Santana é membro do 7 Tronos Sagrados.